CEPAL

A Cepal é uma empresa familiar que começou suas atividades com o seu Fundador Joaquim Pagnussat, no ano de 1945. Começou com o comércio de suínos na linha Dezesseis Dassi, hoje município de Vila Maria, onde com um pequeno caminhão desempenhou as funções de comércio e transporte, na época um grande diferencial de inovação e agilidade para levar os produtos produzidos no campo e trazer no retorno as novidades e alimentos industrializados da cidade.

Já nos anos 60, continuando sua trajetória de empreendedor, Joaquim adquiriu uma casa comercial no distrito de Camargo, onde mudou-se com sua família e deu mais uma vez um grande passo ao construir uma sólida e progressista história no comércio regional.

O casal Emigdia e Joaquim teve 12 filhos, quem permanece até os dias atuais é o filho Luiz Pagnussat que ainda faz parte da parte empresa Cepal.

A partir de 1970 até os anos 2000 a Cepal teve várias transformações, sempre buscando adaptar-se ao mercado e acompanhar as necessidades de seus clientes provindas da constante evolução do agronegócio que desde a década de 70 vem crescendo a passos largos.

Com a construção de sua nova sede em Camargo no ano 2000, a empresa consolidou-se no ramo de cereais na região, atendendo de forma ágil e segura seus clientes e oferecendo todo suporte ao agricultor.

No ano de 2010, seguindo a trajetória e a necessidade de expansão, começou investir mais no transporte e hoje conta com frota própria e praticamente transporta todos as cargas movimentadas pela Cepal, inclusive dando destaque na movimentação de rações a granel com entregas direto nas propriedades em todo estado do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina.

Em 2012 inaugurou uma moderna fábrica de rações totalmente automatizada possibilitando fazer rações nos mais altos padrões exigidos pelo mercado sendo na modalidade farelada ou peletizada, ensacada ou granel. Sua eficiente forma fabril e seus equipamentos de última geração, onde a dosagem é toda automatizada, permite agilidade, rastreabilidade e segurança aos operadores, clientes e ao mercado consumidor onde atua.

Neste ano de 2021 começa operar nos mesmos moldes de segurança uma torre de minerais, que além de incorporar mais segurança à sua ração vai possibilitar distribuir ao mercado na forma de sais minerais um dos seus principais ingredientes que é um dos diferencias de sua ração atualmente.

Com filiais nos municípios de Marau, Casca e Soledade, operando na assistência técnica, comercialização de insumos, defensivos, suporte em colheita e distribuição de fertilizantes sólidos em conjunto com a Matriz de Camargo conta com uma capacidade estática de mais de 50.000 toneladas de armazenagem de Cereais. 

Filiais estas construídas a partir do ano de 2016 e ainda em fase de ampliação acompanhando o crescimento exponencial do agronegócio brasileiro.

Seu quadro de colaboradores conta com 82 funcionários sendo ampliado temporariamente nos períodos de safras, conforme as necessidades de cada local de recebimento de grãos.

 

Compartilhe com seus amigos!