(54) 3312.0185   contato@acergs.com.br      

Agrodanieli: empresa que investe e acredita no potencial do agronegócio

O agronegócio é a essência da Agrodanieli. Fundada há 31 anos pela família Danieli, a empresa é uma referência no Rio Grande do Sul por sua trajetória, marcada por conquistas e pelo importante papel no desenvolvimento econômico de Tapejara e região.

O compromisso sempre foi o de gerar alimentos e movimentar a cadeia do agronegócio. Assim, em fevereiro de 1990, seus empreendedores passaram de uma pequena propriedade rural para a criação da empresa, dando início a uma grande transformação e tornando o grupo um dos mais avançados do Brasil em seu segmento.

O ano de 2021 marca uma nova fase na Agrodanieli. Alinhada a novas estratégias de atuação e ao aproveitamento de oportunidades de mercado, a empresa vendeu sua operação de aves e intensificou o foco na área de grãos, além de novos investimentos no segmento de adubo organomineral. “O setor cerealista é a chave propulsora da economia local e nacional. Vem do agronegócio a mais importante contribuição para o desenvolvimento do País, o qual gera emprego e renda ao homem do campo e da cidade”, destaca o gerente comercial cerealista, Telmir Langaro.

A empresa tem uma estrutura que compreende cinco unidades de recebimento de grãos, as quais estão situadas em Tapejara (2), Água Santa, Vila Lângaro e Sertão. Atuando com soja, milho e trigo, abrange a limpeza, secagem e armazenagem de cereais, bem como compra e venda. Para a soja, em específico, a empresa possui uma fábrica de esmagamento, na qual são produzidos farelo, óleo e casca de soja para atender o mercado nacional e exportação.

Com modernas e amplas instalações em constante aprimoramento, a estrutura de descarga é de 6 mil ton/dia e a capacidade estática para armazenamento de grãos é de até 60.000 toneladas. Mais do que uma empresa sólida, a Agrodanieli tem experiência, tradição e acredita no futuro do setor. “Somos uma indústria de transformação. Baseado nisso podemos afirmar que existe um grande potencial de crescimento do agronegócio, no qual adquirimos a matéria-prima do produtor e a transformamos em itens industrializados de alta qualidade para atender o consumidor final”, resume Langaro.

 

Fábrica de adubo organomineral

A nova operação tem foco no adubo organomineral e entra em operação até o fim do ano. A Agrodanieli já possui uma moderna indústria de compostagem, processo realizado através de biocompostadores, que permitem acelerar o desenvolvimento de microrganismos, fazendo com que a maturação do composto orgânico se dê com menor tempo. A nova e moderna fábrica de fertilizante organomineral tem por objetivo misturar os compostos orgânicos já produzidos na etapa anterior com complemento de fontes minerais, fazendo com que esse fertilizante organomineral tenha maior aproveitamento do solo, diminuindo as perdas de nutrientes entre 35% a 40% – o que representa uma redução significativa dos gastos do produtor.

Além do benefício financeiro, ainda tem as vantagens físicas e biológicas do solo, e ao meio ambiente de forma geral. O produto final é destinado a uma grande gama de culturas e procura atender lavouras, floriculturas, jardinagem, hortifruti, entre outros que estejam atentos a novas tecnologias e queiram maximizar a produção com redução de custos e elevação da renda. Da mesma forma, a novidade contempla um mercado que está se iniciando no Brasil, que é a geração de créditos de carbono.