CÂMARA SETORIAL DA SOJA NO RIO GRANDE DO SUL

No dia 15/04/2020 aconteceu no Rio Grande do Sul a habitual reunião da Câmara Setorial da Soja. Aderindo ao novo formato de reunião, face a medidas de proteção coletiva e isolamento social devido ao Covid19, a reunião foi realizada em ambiente virtual.

Coordenada pela Secretaria da Agricultura do estado e contando com inúmeros setores do agro gaúcho, bem como representantes do setor financeiro, foram elencados e discutidos os mais relevantes aspectos neste momento em que o estado passa por severa seca que reduziu drasticamente a perspectiva de produção de soja.

A ACERGs, representada pelo Diretor Nereo Starick e pelo Executivo Alceu Menegol, levantaram questões como o aceleramento da comercialização face aos preços atuais, a escassez de produto o que pode dificultar o cumprimento de alguns contratos por parte de produtores, o encurtamento de capital disponibilizado pelos bancos neste momento de crise, as dificuldades impostas a cerealistas pelas Resoluções de socorro publicadas pelo Governo Federal já que possibilita acesso ao FGPP com juros elevados e prazos muito curtos, bem como a necessidade de encontrar alternativas urgentes para atender produtores que estão fora do sistema financeiro tradicional e cujas lavouras foram financiadas por empresas e cooperativas.

Da reunião saiu o compromisso do Secretário da Agricultura, Covatti Filho, de que estas demandas seriam levadas por sua pasta para o Governo Federal.

Compartilhe com seus amigos!