Webinar Fazu vai falar de reprodução animal e pastagens; participe!


Webinar Fazu

Que tal aprender ainda mais sobre pecuária sem sair de casa? É com essa proposta que o Canal Rural vai apresentar na próxima segunda-feira, 9, no segundo webinar em parceria com as Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu).

Durante 1h40, dois professores especializados em pecuária vão ministrar duas aulas gratuitas sobre pastagem e reprodução animal. Veja o que será ensinado:

Como escolher reprodutores por meio da avaliação visual

A partir das 20h, o professor Carlos Henrique Cavallari Machado vai dar uma vídeoaula sobre a escolha de reprodutores para o rebanho por meio de avaliação visual. O especialista vai explicar como funciona o método Epmuras, que é um sistema de avaliação bovino onde se faz um retrato falado do animal com qual se identificam biótipos mais eficientes e reprodutivos para cada sistema de produção.

Daí a sigla Epmuras: estrutura corporal (E), precocidade (P), musculosidade (M), umbigo (U), características raciais (R), aprumos (A), características sexuais (S).

Veja ainda quais são as características relevantes para a escolha do reprodutor e a importância desse método com as características que não são contempladas nas avaliações genéticas.

Controle biológico de cigarrinha das pastagens

A segunda videoaula será com o professor doutor Luan Alberto Odorizzi dos Santos, que vai abordar a questão das pastagens degradadas e explicar detalhadamente como age a praga da cigarrinha.

Para evitar a incidência deste inseto, é preciso entender quais épocas eles costumam se propagar mais, quais condições climatológicas e quando ele costuma atacar. Sabendo de tudo isso, o professor Luan vai explicar como funciona o controle biológico e a importância do manejo integrado para o controle da praga, que pode gerar custos elevados para o pecuarista.

Conheça os professores

Prof. Carlos Henrique Cavallari Machado

Graduação em zootecnia pela Faculdade de Zootecnia de Uberaba (1991). É professor titular nas Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu);
Especialização em Produção de Ruminantes e Agronegócio – Gestão e Controle;
Mestrado em Sanidade e Produção de Bovinos nos Trópicos – Uniube;

Atualmente ocupa o cargo de diretor-geral da Fazu, é presidente da  Fundação para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias (Fundagri), membro do Conselho Deliberativo Técnico da ABCZ da raça Gir, é presidente do Conselho Superior e Acadêmico da Fazu, membro do Conselho Diretor do Instituto de Estudos Avançados em Veterinária, Membro titular do  Conselho Social de Desenvolvimento (Condes) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). É jurado efetivo das raças zebuínas e propriedade rural (gado comercial e registrado) nos Estados de Minas Gerais e Goiás.

Prof: Luan Alberto Odorizzi dos Santos

Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel (UENP/CLM) (2011).

Mestre (2013) e doutor (2017) em agronomia (Entomologia Agrícola) pela Universidade Estadual Paulista- Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (Unesp/Jaboticabal). Também é Doutor (2017) pela Universitè dAvignon et Pays du Vaucluse (França). Atualmente é Professor e Coordenador de Pesquisa e Extensão da Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu).  Atua na área de Controle Biológico de Pragas, Manejo Integrado de Pragas e Ecologia dos insetos.

Como participar?

Ficou interessado em saber tudo isso e muito mais sobre pecuária? Então se inscreva  e participe gratuitamente do webinar.

Webinar de pecuária
Data: segunda, 9 de dezembro de 2019
Horário: 20h
Local: site do Canal Rural



Fonte | Clique aqui

Compartilhe com seus amigos!