Previsão do tempo indica chuvas de 220 mm no oeste do Paraná


Fortes temporais atingiram o Sul do Brasil entre a terça-feira, 1ª e a quarta, 2. Em São Borja (RS), os ventos ultrapassam os 100 quilômetros por hora. A Somar Meteorologia explica que esse cenário é causado pela formação de uma frente fria, responsável por temporais, descargas elétricas e granizo.

A previsão do tempo indica que essa frente fria vai continuar avançando pelo o sul do Brasil, combinado com um corredor de umidade que vem do Norte do país. Com isso, a formação de instabilidades, associadas a essa frente fria, devem provocar ainda mais chuva em áreas do centro e norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. A expectativa é que os acumulados atinjam de 50 milímetros a 70 milímetros nos próximos cinco dias.

No entanto, o destaque fica para a cidade de Santa Maria, onde os acumulados de chuva podem chegar em mais de 200 milímetros. “Isso deve atrapalhar o produtor que está plantando a safra de verão”, comenta a meteorologista Heloísa Pereira.

No oeste do Paraná, o cenário também é animador para o agricultor que está com as máquinas esperando para realizar a semeadura. Nos próximos cinco dias, a previsão é de muita chuva, com volume acima de 50 milímetros em Toledo (PR). Para os próximos 30 dias, a expectativa é que chova cerca de 220 milímetros nesta região.

Há previsão de precipitações em Rondônia e no noroeste de Mato Grosso.



Fonte | Clique aqui

Compartilhe com seus amigos!