A HISTÓRIA DA BSBIOS
A BSBIOS é uma empresa que tem como propósito participar do desenvolvimento sustentável do planeta por meio do Agronegócio e das Energias Renováveis. Para tanto, produz por meio de oleaginosas e gorduras animais um biocombustível renovável e menos poluente, o biodiesel. Em sua atuação na cadeia do agronegócio ainda industrializa farelo de soja e outros subprodutos. Gerando essa energia sustentável está contribuindo para a economia brasileira, gerando qualidade de vida à população e respeitando o meio ambiente.
Sediada estrategicamente em Passo Fundo, no estado do Rio Grande do Sul, conta com uma filial em Marialva, no Paraná. As duas unidades têm capacidade para produzir 936 milhões de litros de biodiesel/ano; ainda na unidade matriz a indústria de processamento de grãos pode esmagar 3.200 toneladas/dia de soja. O grupo emprega diretamente mais de 480 colaboradores.
As matérias-primas utilizadas para a produção de biodiesel são: a gordura animal e o óleo vegetal. A BSBIOS mantém estreita relação com a agricultura familiar, da qual adquire no mínimo 40% da matéria-prima, ao todo são beneficiados cerca de quinze mil agricultores familiares nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Com isso, a BSBIOS está habilitada ao Selo Biocombustível Social. O Selo é concedido aos produtores de biodiesel que comprovem que estão promovendo a inclusão social e o desenvolvimento regional.
Em 2020, ficou evidenciado o comprometimento da BSBIOS com a geração de valor sustentável. Nesse período, a empresa modificou sua estrutura societária adquirindo 50% das ações que pertenciam a Petrobras Biocombustível e, assim, tornou-se detentora de 100% do negócio. Somado a isso, a BSBIOS encerrou o ano passado com a marca de 755 milhões de litros de biodiesel produzido, seguindo assim pelo terceiro ano consecutivo como a maior produtora de biodiesel do mercado brasileiro.
O impacto da BSBIOS nos municípios de Passo Fundo/RS e Marialva/PR também são expressivos. A companhia foi responsável por 19,6% do PIB de Passo Fundo e 29,8% do PIB de Marialva, contribuindo com impostos na soma de R$ 1 bilhão superior devido à atividade da BSBIOS no município gaúcho e de R$ 470 milhões para o município paranaense.
A empresa possui certificações nacionais e internacionais de seus produtos, que atestam a qualidade, a sustentabilidade e sua conformidade. Entre elas, destacam-se a certificação ISCC – International Sustainability and Carbon Certification EU (Certificação Internacional em Sustentabilidade e Carbono) e o Renovabio.
A ISCC atesta que o biodiesel produzido pela BSBIOS, desde a produção da matéria-prima sustentável (gorduras animais) até a sua industrialização, reduz de 86% à 90% a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), se comparado ao diesel fóssil, colaborando para a redução de emissões de CO2 na atmosfera. Já o Renovabio, à credencia participar do mercado de CBIOS (Créditos de Descarbonização), com a produção de biodiesel a partir de gorduras animais.
A companhia atua no setor de energias renováveis a favor da economia de baixo carbono e, desde 2018, faz a gestão das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de suas operações. Após três anos dessas ações, é possível verificar os efeitos da gestão, ou seja, mesmo com o aumento de 38% na produção, a intensidade de emissões de GEE sofreu uma redução de 9,1%, passando de 30,6 para 27,8 kgCO2e/m3 de biodiesel B100. Isso significa que o processo de produção de biodiesel está sendo mais eficiente quanto à redução de GEE na atmosfera.